quarta-feira, 2 de julho de 2014



Crista de galo Nome Científico: Celosia Argentea. Nome comum : Crista de galo Ciclo de Vida.

Anual Origem: regiões tropicais. Planta herbácea de ciclo anual com 40 a 60 cm de altura.

Planta de porte arredondado com inflorescências de diversas cores, diversas formas e tamanhos. Folhas alternas, simples e pouco pecioladas, de forma oval-lanceolada e apresentando nervuras bastante visíveis.
Apresenta uma inflorescência bastante grande e muito decorativa, com flores de cor branca , laranja, amarela, rosa, vermelho e roxo. Floração: Verão. O seu cultivo deve-se efetuar só quando as temperaturas noturnas estão acima dos 15º C.
No jardim esta planta deve ser colocada em posição soalheira, onde possa apanhar o máximo de horas de sol. Como planta tropical não resiste ao frio (menos de 5º C). Esta planta exige terrenos bem drenados.

As cristas de galo obtêm-se a partir de semente, semeadas na Primavera. A germinação é algo lenta podendo demorar até 6 semanas a germinar, dependendo da temperatura.

Descrição : Da família das Leguminosas. . Ê ótima para o fabrico de papel. Serve também para curtume e dá matéria tintorial vermelha. É, no entanto, muito ornamental, cultivada nos parques e até nas ruas, principalmente na Europa. Contudo a cor das flores é variável, mudando de nuanças chegando a ficar, às vezes, branco-avermelhadas. Existem muitas variedades e cruzamentos feitos pelos entendidos, conseguindo mesmo que a árvore fique menor e as flores, maiores. No Brasil é conhecida também com os nomes de mulungu, sananduva e flor-de-coral.

Habitat : Esta planta que é chamada e reconhecida como a "flor nacional" da República Argentina, também vegeta com grande facilidade no Brasil, desde o Estado do Maranhão até o Rio Grande do Sul e Minas Gerais, sendo essencialmente medicinal.

Indicações : Encerra o alcalóide erythrina. Do cosimento da casca faz-se remédio para golpes e constitui ainda um poderoso hipnótico. É também recomendado no tratamento das hepatites crônicas e do reumatismo. Das flores trituradas obtém-se tinta vermelha para vários fins. As sementes, que também contêm o mesmo alcalóide, são venenosas.

Princípios Ativos: Alcalóides (eritroidina, eritramina, , eritratina ,eritralina). Os ramos contêm saponina e peroxidase.

Propriedades : Sua casca é adstringente, cicatrizante e desobestruente,

Contra-indicações/cuidados:Tóxica; depressão, astenia, paresias ou paralisias musculares. A morte sobrevém por asfixia consequente da paralisia dos músculos que intervém na respiração.
 

(Pesquisa feita pela aluna Vitória karolayne )

Nenhum comentário:

Postar um comentário