sexta-feira, 25 de julho de 2014

Queijo Stilton


O queijo Stilton é um queijo azul originário da Inglaterra, especialmente dos condados de Derbyshire, Leicestershire e Nottinghamshire. De cor azulada, é feito com leite de vaca, ao qual se adiciona o fungoPenicillium glaucum, e usualmente harmonizado com vinho do porto. O queijo possui sabor afirmativo, ácido, ampliado pela qualidade do leite tipo cheddar. A crosta escura contém um interior amarelo, poroso, com veias azuis-esverdeadas que emanam do centro.



No princípio do século XVIII, a vila de Stilton era uma importante paragem na estrada entre Londres e York, e o dono da estalagem Bell Inn, em Stilton começou a servir um queijo macio com veios azuis feito na vizinha vila de Melton Mowbray, em Leicestershire.A popularidade do queijo era tanta que Cooper Thornbill, o proprietário não demorou muito a enviar mais de mil queijos Stilton por semana para Londres, em meados de 1700. O queijo foi, portanto, baptizado com o nome do local onde foi tornado famoso, em vez do sítio onde era feito. Inicialmente feito em pequenas quintas, intricada e a morosa natureza da sua produção rapidamente motivou os produtores de Stilton, a juntarem esforços e, em 1875, produziu-se o primeiro Stilton à mão numa pequena fábrica. Em 1910, a Stilton Makers Association foi tornada uma marca registada, assegurando que o queijo só podia ser feito nos condados de Nottinghamshire, Derbyshire e Leicestershire e esta decisão acabou por salvar o queijo da mediocridade ou memo da extinção – o destino de muitos outros bons queijos regionais ingleses. Atualmente, o Stilton é um dos poucos queijos britânicos com o estatuto de Designação de Origem Protegida (PDO) pela Comissão Europeia. Existem apenas sete queijarias licenciadas para produzirem, o Stilton.

Como degustar:

É ideal para molhos, cremes e sopas, sobretudo de brócolos ou de aipo, em quiches ou tartes com espinafres, esfarelado sobre um bife grelhado ou numa salada com um molho balsâmico doce. A riqueza doce de um Porto Vintage sobrepõe-se ao Stilton. Experimente, de preferência, um Porto Tawny ou um vinho branco jovem, mas doce, como Montbazillac, mas não o Sauternes que é muito doce. Em alternativa, beba um Riesling seco ou uma cerveja leve. A tradição de deitar porto no Stilton surgiu para matar os vermes que se juntavam no fundo do queijo. Actualmente, com a moderna refrigeração não há necessidade de estragar um Stilton ou de desperdiçar um bom porto.


(pesquisa feita pela aluna Samara Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário